Balneário Camboriú
16/08/2016
Nada mais comum do que abrir a geladeira e encontrar frutas e legumes em péssimo estado, queimados ou até mesmo podres. Além de gastar dinheiro, é uma pena ter que jogar comida fora.
Para acabar com isso, trazemos algumas dicas que vão te ajudar a conservar os alimentos por mais tempo. Vamos lá!
Se você tem a mania de lavar frutas e legumes antes de guardar, vai precisar rever os seus conceitos. Você até pode limpá-los com um guardanapo de papel, mas nunca com água, para não perder a camada que os protege e que atrasa o apodrecimento.
A umidade facilita o surgimento de fungos. Seque bem os alimentos antes de guardar. Coloque toalhas de papel no fundo dos potes, elas ajudam a absorver o excesso de umidade.
Um abacate verde é melhor conservado na temperatura ambiente e enrolado em jornal ou em uma sacola de papel grosso. Quando ficar maduro, leve à geladeira e coloque em um saquinho plástico.
Tomates, pepinos e pimentões devem ser mantidos na temperatura ambiente. Na geladeira, os pimentões perdem o aroma e ficam moles, enquanto que os tomates e os pepinos ficam pegajosos.
As frutas e os legumes verdes devem ser mantidos fora da geladeira. Coloque-os na geladeira apenas quando estiverem maduros.
Em primeiro lugar, banana não combina com geladeira. Além disso, enrole um pedaço de plástico no final para conservá-la ainda mais.
Desse jeito, é possível conservar na geladeira as cenouras e o aipo, durante muito tempo. Coloque uma pequena quantidade de água e use potes de vidro ou de plástico.
Quanto menor a temperatura, menos se conserva o aroma e o frescor. Para guardar os alimentos por mais tempo, deixe-os embaixo, onde é menos frio.
Quando maduras, algumas frutas começam a eliminar gás etileno, por exemplo bananas, melões, mangas, tomates, etc. Alguns alimentos, como maçãs, berinjelas, cenouras e brócolis, amadurecem mais rápido sob seu efeito. Ou seja, melhor mantê-los separados.
Ao colocar cebolas e batatas no mesmo lugar, as batatas começam a brotar, o que é pior para o seu cozimento.
Por isso que nossas avós guardavam em bolsas trançadas. Eles podem ser mantidos em sacolas de papel com furos durante muito tempo.
Não deixe as batatas onde bate sol. Melhor deixá-las em um lugar escuro e seco.
As batatas ficam frescas por mais tempo.
Coloque-os em um copo ou vaso com água. Desta forma, eles ficarão frescos por muito mais tempo.
Você pode colocar na água, desde que troque todos os dias. Outra possibilidade é enrolar em uma toalha úmida.
Não deixe-os em uma caixa fechada ou embaixo da pia, pois assim eles tendem a apodrecer mais rápido. A melhor alternativa são cestas de plástico ventiladas e colocadas em espaços onde o ar circula.
Essa é uma ótima forma de conservá-lo. Em um saco plástico, ele amolece e pode perder todo sabor.
A parte mais frágil do tomate fica em volta da haste. Por isso, deixe essa parte sempre para cima.
Se as uvas ainda não estão maduras, coloque-as em um saco plástico e deixe na geladeira. Desta forma, elas ficam mais suculentas e frescas.
Publicado originalmente aqui.
O número de telefone antigo da Faculdade Ibrate está temporariamente inativo. Por favor, entre em contato conosco pelo novo número:
41 98806-8722
Obrigado pela compreensão.
Garanta o preço de 2023 cursando em 2024 e ainda ganhe mais 15% de desconto!
Aproveite a Black November IBRATE e comece sua especialização profissional com o pé direito!
Descontos de até 15% em todos os cursos com turmas abertas.