NOTÍCIAS & NOVIDADES

Acupuntura para aliviar a cólica dos bebês

Curitiba, 08/05/2017

Novo estudo sugere que a terapia chinesa combate a dor e põe um fim à choradeira

 

Pode ser fome, sono ou até mesmo um alerta de que é hora de trocar a fralda. No entanto, quando um bebê chora de maneira excessiva, mais precisamente acima de três horas por dia durante um período superior a três semanas, o motivo tem nome e sobrenome: cólica infantil. A condição atinge entre 10 e 40% dos recém-nascidos e, geralmente, só dá sossego quando os pequenos completam seis meses.

Como aliviar o incômodo do neném? Além de recorrer aos probióticos, um estudo publicado no periódico britânico Acupuncture in Medicine sugere que os pais podem contar com uma aliada inusitada: a acupuntura.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores separaram 147 bebês com esse diagnóstico e os dividiram em três grupos (nenhum consumia leite de vaca há pelo menos cinco dias). A primeira turma recebeu agulhadas no ponto LI4 — pouco abaixo do espaço entre os dedos polegar e indicador — e a segunda, em cinco partes diferentes do corpo, por cerca de 30 segundos.

Duas semanas depois, essas crianças choravam menos em comparação ao terceiro grupo, que não foi submetido às sessões. Inclusive, a maioria dos bebês que passou pela acupuntura já não derramava lágrimas três horas por dia, um sinal de reversão do diagnóstico inicial.

Para melhorar, não houve registros de efeitos colaterais e 52% dos voluntários mirins permaneceram tranquilos durante o procedimento. Apenas 8% deles choraram mais de um minuto por causa da técnica.

Vale ressaltar, porém, que contraindicações existem e o aval de um médico é, sim, necessário. Bebês com problemas relacionados à coagulação, por exemplo, devem passar longe da acupuntura com agulhas. Versões em que o profissional usa os dedos para estimular certos pontos são uma alternativa.

O que desencadeia a cólica infantil: embora a causa ainda seja desconhecida, alergia à proteína ou intolerância ao açúcar do leite (lactose) de vaca, inflamações gastrointestinais, mãe fumantes e amamentação insuficiente estão na mira dos pediatras.

Publicado originalmente aqui.

Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM

Sancionada Lei que Libera a Ozonioterapia

Farmácia de Manipulação um negócio em crescimento no Brasil

Implantação da Auriculoterapia no Serviço Público

AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DE SOBREPESO E OBESIDADE: ESTUDO DE CASOS CLÍNICOS

(41) 3225-1844

(41) 9 8806-8722

Rua Voluntários da Pátria, 215, 2º Andar
Centro | Curitiba-PR | CEP 80020-000
Segunda-feira a sexta-feira: 08h00 às 22h00
Sábados e domingos: 08h00 às 11h30
Consulte o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
aviso Importante!

O número de telefone antigo da Faculdade Ibrate está temporariamente inativo. Por favor, entre em contato conosco pelo novo número:

41 98806-8722

Obrigado pela compreensão.

ATÉ 15% DE DESCONTO NOS CURSOS DE PÓS!

Garanta o preço de 2023 cursando em 2024 e ainda ganhe mais 15% de desconto!

Aproveite a Black November IBRATE e comece sua especialização profissional com o pé direito!

Descontos de até 15% em todos os cursos com turmas abertas.