NOTÍCIAS & NOVIDADES

Adicione significado ao seu plano de carreira

Estudante-35

Qual cargo você ambiciona ocupar daqui a um ano? Em qual organização? E daqui a cinco ou dez anos? As respostas para esse tipo de pergunta compõem o plano de carreira, conjunto de metas e objetivos que servem como um direcionamento para o crescimento profissional.

As etapas básicas de um plano de carreira são bem conhecidas: levantar objetivos, estratégias, deadlines, necessidades de aprendizado, assim por diante. Contudo, para construir um plano de carreira altamente eficaz e realizador, é essencial adicionar a ele um “significado”.

Michael Steger, professor de psicologia na Colorado State University, e referência em estudos de qualidade de vida, apresenta os três componentes principais do trabalho significativo:

1. O estágio de evolução de carreira no qual a pessoa se encontra;
2. Como o trabalho contribui para dar significado à vida do profissional;
3. Como o trabalho colabora positivamente para um bem maior.

A criação de significado no trabalho é, segundo Steger, um dos principais caminhos que levam à realização e ao florescimento do indivíduo, à inovação sustentável, à manutenção da cultura e ao aumento da performance das organizações.

Atribuições que “ficam bem no currículo”, ou das quais nos “orgulhamos de falar” em uma roda de amigos, desassociadas de verdadeiros significados, não levam, necessariamente, à felicidade na carreira. Não à toa, segundo pesquisa, 56% dos profissionais brasileiros consideram-se insatisfeitos com o trabalho.

Karen Dillon, coautora do livro How Will You Measure Your Life, identifica quatro categorias intrinsicamente associadas à plenitude profissional. Leve-as em consideração no momento de traçar seu plano de carreira:

Legado: consiste em ser lembrado por algo significativo. Pense naquilo que você sempre desejou fazer profissionalmente e encontre meios de concretizá-lo, agora ou em um futuro próximo. Ao esboçar um plano de transição, pergunte-se: “por quais atitudes mereço ser lembrado por meus colegas de trabalho e clientes?”; “quais conquistas quero passar para a próxima geração?”; “como saber se estou sendo bem-sucedido na busca de meu legado?”.

Domínio: os pontos fortes que você deseja potencializar. Para elaborar seu plano de carreira, lembre-se que as competências, além de serem adquiridas e desenvolvidas, devem ser aprimoradas e elevadas. Caso contrário, estas podem ser depreciadas e desvalorizadas com o decorrer do tempo, distanciando-o da plenitude profissional.

Liberdade: referente ao salário, benefícios e flexibilidade essenciais para que você tenha o estilo de vida almejado. Para algumas pessoas, a liberdade pode estar associada ao horário de trabalho flexível. Para outras, ter mais autonomia profissional. Seu trabalho permite que você alcance seu estilo de vida desejado?

Alinhamento: abrange a cultura e os valores da organização onde você trabalha. Você se sente parte da empresa? Você mantém um bom relacionamento com seus colegas de trabalho? Considerando que, de modo geral, passamos a maior parte de nosso tempo no trabalho, é fundamental manter um relacionamento saudável nesse ambiente. No momento de traçar seu plano de carreira, esse fator deve ser levado em conta, pois também influi em sua decisão de permanecer na empresa ou não.

Ao elaborar seu plano de carreira, uma estratégia é listar todos os ganhos, atribuições e funções que você valoriza e priorizá-los, atentando-se às quatro categorias da plenitude profissional. Essa lista irá orientá-lo em tomadas de decisão e avaliação de oportunidades. Além disso, para construir uma carreira concreta e verdadeiramente “significativa”, foque sempre em sua evolução e em como suas conquistas profissionais contribuirão para sua felicidade pessoal e para um bem maior.

Publicado originalmente AQUI

Conheça a proposta do nosso curso de GRADUAÇÃO TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Vem fazer o curso de RECURSOS HUMANOS COM QUEM ENTENDE DE PESSOAS!


Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM

12ª Viagem de Estudos à China: Uma Experiência Transformadora com o IBRATE

Novo Hospital de Reabilitação em Curitiba: Oportunidade para Fisioterapeutas Especializados

1ª Simpósio Internacional de Acupuntura e Práticas Integrativas acontecerá em novembro.

Sancionada Lei que Libera a Ozonioterapia

(41) 3225-1844

(41) 9 8806-8722

Rua Voluntários da Pátria, 215, 2º Andar
Centro | Curitiba-PR | CEP 80020-000
Segunda-feira a sexta-feira: 08h00 às 22h00
Sábados e domingos: 08h00 às 11h30
Consulte o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
FÉRIAS coletivas

Informamos que estaremos em férias coletivas de 18 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025.

Para questões relacionadas ao setor financeiro durante esse período, nossa colaboradora Edna estará disponível para atendimento pelo número

 (41) 9 9664-0279

Agradecemos a compreensão e desejamos boas festas a todos!