Aprenda a fazer o terrário dos seus sonhos

411410-collage25-1468417780-650-8538617ff8-1469475771

16/08/2016

De uns tempos para cá, os terrários caíram nas graças de quem gosta de plantas, mas dispõe de pouco espaço. Esses jardins em miniatura, além de serem lindos, não requerem muitos cuidados, sendo ideais também para aqueles que não têm tempo para passar tratando de um jardim convencional. Para os iniciantes na arte da jardinagem, os terrários também são super indicados.

Aplicando um pouco de imaginação, você pode criar um belo terrário facilmente, usando suas próprias mãos.

Escolha um recipiente de vidro

O recipiente para o terrário deve ser suficientemente profundo para as raízes das plantas. Você pode comprar um novo ou reaproveitar algum antigo que esteja encostado em casa, lembrando que ele precisa ser previamente limpo.

Para criar um terrário, é possível usar vários tipos de recipientes de vidro, como:

• Aquário
  • Vaso de flores
  • Chaleira
  • Sopeira
  • Luminária
  • Taças
  • Garrafa
  • Frascos de laboratório

Escolhendo as plantas adequadas

Praticamente qualquer planta resistente pode ser usada em um terrário. Escolha plantas com características similares, para que possam crescer juntas. Algumas das mais usadas em mini jardins são samambaias, musgos, suculentas, cactos, etc.

Plantas indicadas para terrários

Arrume os materiais necessários

Para começar a fazer seu terrário, você irá precisar de um recipiente de vidro e dos materiais a seguir, que podem ser encontrados em floriculturas ou lojas especializadas em plantas ornamentais:

• Solo. Opte por um solo leve e de boa drenagem, de preferência com musgo. Se possível, com o musgo esfagno.
  • Cascalho e pedrinhas. São elementos que favorecem a drenagem e, quando posicionados na superfície, ajudam na composição visual.
  • Carvão ativado. Se o recipiente não tiver orifício para drenagem, é obrigatório adicionar pedaços de carvão ativado.
  • Musgo. Colocar uma camada de musgo no fundo de um terrário é uma boa ideia, já que ele age como uma esponja que absorve o excesso de umidade.
  • Instrumentos para plantar. Luvas e um regador.
  • Enfeites. Você pode colocar pequenos anões de jardim, conchas, pedras, pequenos bonecos ou decoração de aquário.

Na hora de plantar

• Lave o recipiente de vidro. Se for reutilizado, lave com água e sabão. Enxague bem.
  • Coloque a drenagem. Misture o cascalho, as pedrinhas e um punhado grande de carvão ativado. Espalhe pelo fundo do recipiente, deixando uma camada de cerca de 2,5 centímetros de altura.
  • Coloque o musgo. Isto evitará que a terra grude embaixo do cascalho, além de absorver o excesso de umidade.
  • Coloque a terra. Dependendo do tamanho do seu terrário e do comprimento das raízes das plantas, você irá precisar de uma camada de terra com cerca de 5 a 8 centímetros. Aperte levemente a terra para eliminar o ar. Faça os orifícios na terra onde suas plantas serão posicionadas.
  • Comece a plantar. Retire a planta do vaso anterior, sacuda as raízes para tirar o excesso de terra e, com cuidado, coloque-a no buraco previamente preparado. Aplane a terra em volta da planta. Repita o processo com as outras plantas.
  • Adicione enfeites. Para isso, você pode usar musgo, pedras, conchas e bonecos, criando uma composição exclusiva.
  • Regue um pouco as plantas. Regue o terrário levemente, uma pequena quantidade de água já é suficiente.

Cuidados

• Regue as plantas. Se seu terrário é aberto, regue-o de vez em quando. Terrários totalmente fechados não precisam de água. Já os abertos podem ser regados uma ou duas vezes por semana. Suculentas e cactos podem receber água uma vez por mês.
  • Mantenha a saúde de suas plantas. Se perceber o surgimento de alguma erva daninha, retire-a. Se notar mofo ou plantas doentes, retire-os imediatamente do terrário. As partes murchas das plantas também devem ser retiradas.
  • Ventile o terrário. Caso tenha escolhido um terrário fechado, é preciso ventilá-lo de vez em quando. Ainda que não seja obrigatório, a ventilação é indicada quando as plantas ficam secas ou se você perceber gotas de condensação na parede.

Fonte Wikihow.com

Foto de abertura tukangkebunkulim.com