NOTÍCIAS & NOVIDADES

Dor x Recursos Fisioterapêuticos

Fabiano1

29/05/2017

A dor continua sendo um grande desafio a ser superado por profissionais da saúde, a dor nas costas está entre as principais causas de aposentadoria e licença, causando incapacidade e interferindo na qualidade de vida da população.

Eventos recentes da Associação Internacional para o Estudo da dor concluíram que existe um grande déficit de conhecimento sobre a neurofisiologia e manejo da dor em todos os profissionais da saúde, motivo pelo qual um alto índice de pacientes com dor crônica não resolve o seu problema.

A dor não pode ser considerada apenas um sintoma de lesão tecidual ou inflamação, muitos quadros de dor crônica como dor miofascial, a lombalgia inespecífica ou a fibromialgia colocam em xeque as ações terapêuticas periféricas e isoladas.

Cada vez mais a fisioterapia tem disponibilizado métodos e técnicas manuais e cinesioterapêuticos baseados em evidências científicas no combate a dor crônica, paralelamente, a neurociência com estudos de neuroimagem chegou a conclusão que terapias com abordagem periférica e central podem trazer melhores resultados, no contexto da abordagem central destaca-se a prática de meditação (Mindfulness) como recurso.

→ Uma avaliação minuciosa deve sempre considerar, além do aspecto físico, para identificar os tecidos envolvidos 

Uma avaliação minuciosa deve sempre considerar, além do aspecto físico, para identificar os tecidos envolvidos, as questões emocionais e comportamentais que também são determinantes para o diagnóstico funcional e prescrição correta dos recursos manuais como as mobilizações e manipulações articulares, as liberações miofasciais, trigger points e mobilização neural e da cinesioterapêuticas como o RPG, a yogaterapia funcional –YTF, o Treinamento Funcional, o pilates entre outros.

Sendo assim um planejamento adequado ao aplicar a terapia manual e a cinesioterapia concomitante a uma abordagem central poderão ser mais eficazes em curto espaço de tempo para pacientes com dor crônica e diferenciar os profissionais com visão holística na atenção a saúde .

Quer aprofundar seus conhecimento? Faça sua matrícula para a Pós-Graduação Terapia Manual e Postural Aplicada à Ortopedia e Traumatologia

Fabiano E. Novacki. Fisioterapeuta, Mestre em Educação, Especialista em Traumato Ortopédica, Cardiorespiratória, Quiropraxia, e Acupuntura, Professor de Graduação e de Pós-Graduação, Formação em RPG, Pilates, Iso Stretching, Maitland, Mobilização Neural, Pompagens, Bandagens, Instrutor de Yoga, Criador do Método Novacki Yogaterapia Funcional- YTF , Ministra cursos de Yoga e Yogaterapia Funcional-YTF.

Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM

Sancionada Lei que Libera a Ozonioterapia

Farmácia de Manipulação um negócio em crescimento no Brasil

Implantação da Auriculoterapia no Serviço Público

AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DE SOBREPESO E OBESIDADE: ESTUDO DE CASOS CLÍNICOS

(41) 3225-1844

(41) 9 8806-8722

Rua Voluntários da Pátria, 215, 2º Andar
Centro | Curitiba-PR | CEP 80020-000
Segunda-feira a sexta-feira: 08h00 às 22h00
Sábados e domingos: 08h00 às 11h30
Consulte o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
aviso Importante!

O número de telefone antigo da Faculdade Ibrate está temporariamente inativo. Por favor, entre em contato conosco pelo novo número:

41 98806-8722

Obrigado pela compreensão.

ATÉ 15% DE DESCONTO NOS CURSOS DE PÓS!

Garanta o preço de 2023 cursando em 2024 e ainda ganhe mais 15% de desconto!

Aproveite a Black November IBRATE e comece sua especialização profissional com o pé direito!

Descontos de até 15% em todos os cursos com turmas abertas.