Balneário Camboriú
O cuidado para com o ser humano sempre esteve atrelado aos deveres e atribuições do profissional de enfermagem. Portanto, não é surpresa que o enfermeiro tenha um papel de destaque em um tema que está ganhando muita relevância ultimamente: o parto humanizado.
Em teoria, todo parto deveria ser humanizado, no sentido de repeitar o ser humano. Todavia, ao longo dos últimos anos, por diversos fatores, a mulher perdeu o protagonismo desse momento único na vida. Consequentemente, o parto, que deveria ser encarado como um processo fisiológico, tornou-se um procedimento hospitalar.
Visando mudar essa ótima, restaurar o protagonismo da mãe durante o parto e respeitar as condições fisiológicas do nascimento do bebê surgiu o movimento do parto humanizado. Basicamente, é o nome dado ao parto que respeita todas essas condições e prevê intervenção externa somente quanto necessário.
Diretrizes e normas do parto humanizado
As principais diretrizes sobre o parto normal no Brasil foram estipuladas pela Secretaria de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde, por meio da Portaria 353/2017, publicada no 353/2017. O documento foi o resultado de uma série de debates com agentes especialistas na área.
Incluindo, a área técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e entidades representativas da Enfermagem e Medicina. Participando também atores da sociedade civil.
Uma das especificações que as diretrizes trazem é quando aos profissionais aptos e autorizados a conduzir o parto: médicos e enfermeiros obstétricos. Dessa maneira, a humanização do parto é incentivada pelos órgãos de saúde, o que inclui a regulamentação e o incentivo da qualificação dos profissionais de enfermagem.
A importância do enfermeiro no parto humanizado
A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que gestações de baixo risco podem ser acompanhadas pelo profissional de enfermagem obstétrica. Como o parto humanizado prevê o mínimo de intervenção possível, mas apoio e assistência à mãe e ao bebê, o enfermeiro é um dos pilares desse momento.
É papel do enfermeiro obstétrico:
O incentivo ao parto humanizado está crescendo no Brasil. Por conta disso, os hospitais estão passando a investir em mais estrutura e profissionais para dar suporte às famílias que tem desejo de ter o filho por esse meio. Consequentemente, a procura por enfermeiros com especialização em obstetrícia é crescente e é um forte nicho do mercado.
O Ibrate conta com a Pós-Graduação em Enfermagem Obstetrícia para a atenção integral à saúde da mulher, em seu processo de parturição, dentro dos preceitos do modelo holístico. Saiba mais clicando aqui.
O número de telefone antigo da Faculdade Ibrate está temporariamente inativo. Por favor, entre em contato conosco pelo novo número:
41 98806-8722
Obrigado pela compreensão.
Garanta o preço de 2023 cursando em 2024 e ainda ganhe mais 15% de desconto!
Aproveite a Black November IBRATE e comece sua especialização profissional com o pé direito!
Descontos de até 15% em todos os cursos com turmas abertas.