NOTÍCIAS & NOVIDADES

Exame de sangue vai acelerar tratamento contra depressão

Examedepressao
16/06/2016

Análise do sangue ajuda os médicos a definir o tratamento ideal para cada paciente, sem perder tempo com tentativa e erro na escolha de antidepressivos.

O tratamento com antidepressivos é uma loteria. Metade dos pacientes não respondem à medicação de linha de frente, os remédios mais conhecidos e usados, como o Prozac. Mas os médicos só têm uma forma de descobrir a resistência – através da tentativa e erro. Por 12 semanas, o tempo médio de adaptação do medicamento, o paciente tem que segurar as pontas, sem saber se pode esperar qualquer melhora ao fim do período.

Um exame de sangue pode tornar essa etapa do tratamento menos frustrante para pacientes e profissionais. Desenvolvido na King?s College, em Londres, o teste analisa a quantidade de duas proteínas que indicam inflamação no corpo: o MIF (fator inibidor da migração de macrófagos) e a interleucina 1 beta.

Estudos anteriores associam altos níveis de inflamação no sangue com o não funcionamento de antidepressivos convencionais. O teste indica se as proteínas estão acima do nível esperado e conseguiu prever com 100% de precisão se o remédio funcionaria nas semanas seguintes.

Quem tem resultados acima do limite no exame pode poupar meses de medicação ineficiente. Sabendo da resistência, os médicos podem receitar diretamente linhas menos comuns de antidepressivos ou mesmo combinações de substâncias diferentes e mais eficazes.

Os cientistas da King’s acreditam que esse é o início do que eles chamam de medicina personalizada. O tratamento, desde os primeiros estágios do diagnóstico, pode ser guiado pelo funcionamento específico do corpo de cada paciente. Eles esperam transformar o exame de sangue em um padrão do acompanhamento psiquiátrico e com isso acelerar a recuperação e diminuir o peso que a depressão, o TOC, a ansiedade e outras doenças tratadas com antidepressivos exercem na qualidade de vida das pessoas.

Original publicado em Superinteressante

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM

Sancionada Lei que Libera a Ozonioterapia

Farmácia de Manipulação um negócio em crescimento no Brasil

Implantação da Auriculoterapia no Serviço Público

AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DE SOBREPESO E OBESIDADE: ESTUDO DE CASOS CLÍNICOS

(41) 3225-1844

(41) 9 8806-8722

Rua Voluntários da Pátria, 215, 2º Andar
Centro | Curitiba-PR | CEP 80020-000
Segunda-feira a sexta-feira: 08h00 às 22h00
Sábados e domingos: 08h00 às 11h30
Consulte o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
aviso Importante!

O número de telefone antigo da Faculdade Ibrate está temporariamente inativo. Por favor, entre em contato conosco pelo novo número:

41 98806-8722

Obrigado pela compreensão.

ATÉ 15% DE DESCONTO NOS CURSOS DE PÓS!

Garanta o preço de 2023 cursando em 2024 e ainda ganhe mais 15% de desconto!

Aproveite a Black November IBRATE e comece sua especialização profissional com o pé direito!

Descontos de até 15% em todos os cursos com turmas abertas.