NOTÍCIAS & NOVIDADES

Livro gratuito reúne detalhes de quase 400 espécies de plantas medicinais

Zoleles-68166928

02/06/2016

O “Tratado das Plantas Medicinais” é fruto do trabalho de mais de 40 anos de pesquisas e vivências da farmacêutica e professora Telma Sueli Mesquita Grandi. A obra, disponível para download gratuito, reúne 383 espécies com poder medicinal.

Na apresentação do livro, a autora explica que durante quase quatro décadas se dedicou ao ensino universitário e à pesquisa. Neste tempo, juntamente com seus alunos, Telma pôde analisar mais de cinco mil exemplares de plantas. Com o apoio de colegas botânicos e outros especialistas em plantas e farmácia, foi possível detalhar e apresentar diferentes usos de cada uma das espécies escolhidas para entrarem na obra.

Além de mostrar o enorme poder da natureza para curar doenças, o livro também é extremamente útil para informar as pessoas sobre os cuidados necessários, mesmo com remédios naturais. “É essa rica experiência que quero passar pra vocês e, principalmente, colocar que plantas medicinais podem causar muitos problemas se não forem observadas as quantidades em uso. Pois a diferença entre o medicamento e o veneno é, às vezes, questão de dosagem. Tive, pois, a preocupação de colocar em cada espécie as contraindicações, toxidade e a moderna interação medicamentosa”, explica a autora na apresentação do livro. Outro ponto a atentar é quanto ao local da coleta. A autora lembra que plantas coletadas em áreas urbanas muito poluídas podem estar contaminadas.

Esse cuidado está presente e visível em cada detalhe do livro. Segundo Telma, foram necessários três anos de coleta de plantas e flores apenas para que os artistas conseguissem desenhar adequadamente cada uma das aquarelas das espécies. A precisão também está o conteúdo. Nomes científicos, origem, descrição, partes usadas das plantas, constituição química, utilização, contraindicações e toxidade são detalhados em cada uma das plantas.

Além de exemplos comuns, como a erva-doce, o boldo e o quebra-pedra, o livro demonstra que espécies inusitadas como o arroz, ipê, couve e coentro também fazem parte da lista de plantas com propriedades medicinais.

Boa parte dos exemplares estudados e apresentados foram coletados em Minas Gerais. Mas, são nativos de diferentes locais do mundo e comuns em diversas regiões brasileiras.

Baixe o livro: Tratado plantas medicinais mineiras

Publicado originalmente em Redação CicloVivo

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM

Sancionada Lei que Libera a Ozonioterapia

Farmácia de Manipulação um negócio em crescimento no Brasil

Implantação da Auriculoterapia no Serviço Público

AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DE SOBREPESO E OBESIDADE: ESTUDO DE CASOS CLÍNICOS

(41) 3225-1844

(41) 9 8806-8722

Rua Voluntários da Pátria, 215, 2º Andar
Centro | Curitiba-PR | CEP 80020-000
Segunda-feira a sexta-feira: 08h00 às 22h00
Sábados e domingos: 08h00 às 11h30
Consulte o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
aviso Importante!

O número de telefone antigo da Faculdade Ibrate está temporariamente inativo. Por favor, entre em contato conosco pelo novo número:

41 98806-8722

Obrigado pela compreensão.

ATÉ 15% DE DESCONTO NOS CURSOS DE PÓS!

Garanta o preço de 2023 cursando em 2024 e ainda ganhe mais 15% de desconto!

Aproveite a Black November IBRATE e comece sua especialização profissional com o pé direito!

Descontos de até 15% em todos os cursos com turmas abertas.