NOTÍCIAS & NOVIDADES

Maternidade Bairro Novo promove aula de zumba bebê

Publicado em
001730831

10/06/2016

Residentes de enfermagem da Prefeitura de Curitiba estão mobilizando mães que moram na região do Bairro Novo a aumentarem o vínculo com seus bebês através do projeto Zumba Bebê. Com os filhos acomodados no sling – tecido que prende a criança no corpo da mãe -, as mães dançam, socializam e ainda trocam carinho com o bebê.

“Começamos com uma oficina de sling na Maternidade Bairro Novo, mostramos que com ele é possível que a mãe faça as tarefas do dia a dia com o bebê no colo e, como elas gostaram bastante e se interessaram pela prática, decidimos fazer a atividade da zumba”, explica Karen Estevam, residente de enfermagem obstetrícia. “Mas muito mais do que a atividade física, nossa intenção com a aula é a interação, a troca de experiências com as outras mães”, complementou Pabline Silveira, que faz residência em saúde da criança e do adolescente.

Para que o projeto desse certo, além da sensibilização das mães e dos profissionais de saúde, as estudantes também conversaram com os comerciantes do entorno, que conseguiram baratear o sling. “Para fazer a aula, é necessário apenas o sling, que nada mais é que um tecido de malha de 5 metros por 80 centímetros. Como nem todas tinham condições de comprar um, que custa em média R$ 80, conversamos com os empresários que já cortaram o tecido do tamanho certo e passaram a cobrar R$ 15”, conta Priscila Mattos, que também faz residência em saúde da criança e do adolescente.

No início de cada aula, é abordado um tema relacionado a saúde das crianças e dicas de cuidado. Em seguida, com as crianças no colo, as mulheres dançam uma música calma, para relaxar. Depois, os bebês são colocados no sling e as músicas ganham mais ritmo.

A dona de casa Mayara Angélica teve o primeiro contato com o sling há dois meses, durante a oficina. De lá para cá, faz tudo com a filha Agnes, 6 meses, presa ao corpo. “Ela se acalma no sling, dorme, interage comigo e é uma delícia. A aula funciona como uma terapia pra mim, e também me ajudou muito com a dor que sentia nas costas. Queria muito que meu marido também usasse o sling, mas ainda estou tentando convencê-lo”.

A mãe do Nicolas, de 8 meses, também aprovou tanto o sling como as aulas de Zumba Bebê. “Coloco e ele começa a fazer festa. É uma delícia a troca de calor, sentir o cheirinho dele”, diz Mayara Leal.

Vínculo

Além do vínculo com o bebê, as aulas de Zumba Bebê também auxiliaram do vínculo dessas mulheres com a unidade básica de saúde. “Agora elas sabem que no dia a dia, qualquer problema de saúde que a criança apresente, é a unidade básica que conhece o histórico da criança e da família que elas devem procurar e não as UPAs”, reforça Karen.

Publicado originalmente em www.feaes.curitiba.pr.gov.br

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM

Farmácia de Manipulação um negócio em crescimento no Brasil

Implantação da Auriculoterapia no Serviço Público

AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DE SOBREPESO E OBESIDADE: ESTUDO DE CASOS CLÍNICOS

Farmacêuticos Acupunturistas podem ser credenciados por Planos de Saúde

(41) 3225-1844

(41) 9 9630-5395

Rua Voluntários da Pátria, 215, 2º Andar
Centro | Curitiba-PR | CEP 80020-000
Segunda-feira a sexta-feira: 08h00 às 22h00
Sábados e domingos: 08h00 às 11h30
Consulte o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC