NOTÍCIAS & NOVIDADES

Retina artificial poderá desenvolver visão a cegos

Biotecnologia

Prof. Yael Hanein, diretor do Centro de Nanociência, Nanotecnologia e Nanomedicina Instituto de Tel Aviv University apresentou recentemente os resultados de pesquisa ao longo dos últimos dez anos em seu laboratório para criar uma retina artificial pode substituir a ação dos fotorreceptores olho natural, quando eles são destruídos por degeneração macular relacionada à idade , degeneração macular relacionada à idade.

Este trabalho foi apresentado em um dia de estudo internacional organizado em Londres pela Solve for X, o think tank lançado pelo Google para promover projetos de inovação para enfrentar os desafios científicos importantes com tecnologias de ponta (chamados de “Projetos Moonshots” entre ciência e ficção científica).

AMD, degeneração macular relacionada com a idade (em Inglês AMD) é uma doença causada pela progressiva deterioração da mácula, a parte central da retina, causando a deterioração das capacidades visuais de 50 anos, e mais frequentemente após 65 anos

Com o aumento da longevidade nos países desenvolvidos é que mais e mais pessoas sofrem com esta doença, o que prejudica seriamente ou completamente as habilidades de leitura, escrita e reconhecimento facial.

É por isso que os pesquisadores em seu trabalho de laboratório nos últimos dez anos vêm desenvolvendo o que chamam de visão artificial.

O sistema visual consiste essencialmente na capacidade do nosso cérebro de receber e interpretar informações visuais. Biologicamente, é baseado na função dos fotorreceptores células nervosas sensíveis que recebem raios de luz e os convertem em sinais elétricos transmitidos ao cérebro através do nervo óptico.

São esses fotorreceptores que sofrem degeneração quando o paciente sofre de DMRI.

O objetivo da visão computacional é, na verdade, substituir esses fotorreceptores destruídos por um dispositivo que imite o sistema natural que percebe a informação visual, capaz de transferir sinais elétricos no cérebro.

“É o mesmo princípio do implante coclear do ouvido interno”, disse o professor. Hanein “Hoje, essas tecnologias não se enquadram na ficção científica.”

“Os protótipos de visão artificial foram desenvolvidos e testados muito em laboratório, mas eram muito grandes e volumosos para uso cirúrgico”, disse ele. “O desafio é desenvolver um estojo compacto que possa ser inserido precisamente no olho e colocado na retina.”

Para isso, os pesquisadores do laboratório do professor Hanein utilizam nanotubos de carbono, dentro dos quais são introduzidos os componentes fotossensíveis.

Integrados com um polímero biocompatível, esses nanotubos podem gerar o campo elétrico de estimulação retiniana necessária. “Os tubos de nano-carbono são ideais para esta aplicação”, diz ele.

“Eles se juntam ao tecido biológico, quase como um velcro natural e fantástico com dispositivos eletroquímicos que podem ser usados ​​como eletrodos, tanto para gravação quanto para estimulação.”

“Nós demonstramos recentemente esta abordagem usando um novo polímero condutor depositado na interface do eletrodo. Em seguida, uma retina cega é colocada na interface. Quando a direção da luz entra de certo modo muito específico, a retina pode ver “.

“Ainda temos que desenvolver um grande número de detalhes importantes.”

Mas já mostramos que funciona e que podemos estimular e restaurar a informação visual da retina em um sistema essencialmente cego “, afirmou o professor. Hanein, que conclui:

“O verdadeiro desafio não é apenas prolongar a vida, mas garantir que as pessoas continuem a viver felizes, saudáveis ​​e independentes”.

Publicado Originalmente AQUI.

Siga o IBRATE e acompanhe as novidades!