NOTÍCIAS & NOVIDADES

Aprenda como criar uma “zona suja” na entrada da sua casa

Você sabia que existe uma estratégia bem simples que pode tornar a sua casa mais segura em relação ao novo coronavírus? Então, não deixe de ler este artigo!
Depositphotos_48478433_xl-2015-1-scaled
Depositphotos 48478433 xl 2015 1 1024x683 1
Aprenda como criar uma "zona suja" na entrada da sua casa 3

Você já deve estar atento às recomendações dos especialistas em relação ao COVID-19, certo? Lavar as mãos, por no mínimo 20 segundos, usar máscaras ao sair de casa e evitar lugares com aglomeração de pessoas são algumas delas. Contudo, como higienizar corretamente a sua casa?

Pensar nesse assunto é muito importante, pois o vírus pode ficar em superfícies por horas. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, esse vírus pode sobreviver por até 72 horas em superfícies de aço inoxidável, por exemplo.

Por isso, é importante evitar que objetos que tiveram contato com o ambiente externo possam contaminar essas superfícies. A forma mais simples de resolver esse problema é criando uma “zona suja” e uma “zona limpa”. Vamos aprender a fazer isso?

Criando uma “zona suja”

A zona suja não se trata de um local que não receberá higienização, muito pelo contrário, pois toda a casa deve ser limpa. A zona suja é uma área que receberá todos os itens que tiveram contato com o ambiente externo, como embalagens, calçados, vassouras etc.

Caso você tenha um hall de entrada, transforme esse local em sua zona suja. Se você não tiver, não tem problema. Separe um cantinho, de preferência próximo à entrada, para cumprir essa missão.

Para evitar contaminar o chão, você pode colocar os objetos em um banco ou cadeira. Vamos entender esse conceito por meio de tópicos?

  1.  Delimite o espaço da zona suja, usando fitas, por exemplo;
  2. Respeite esse espaço — nada de entrar de sapato dentro da zona limpa ou colocar as chaves na estante.
  3. Roupas e calçados devem ter um recipiente próprio, assim você evita a contaminação dentro da própria zona suja.
  4. A zona suja também deve contar com álcool em gel para que quem venha de fora possa se higienizar, evitando contaminar os objetos ao tocá-los.

Criando a “zona limpa”

A zona limpa deve contar com uma estratégia que a mantenha livre do contato com os objetos da zona suja. Então, os calçados usados nesse ambiente não podem ser usados na zona suja, por exemplo.

Limpando esses ambientes

A limpeza da zona limpa não precisa ser feita seguindo uma rotina diferente da limpeza comum, praticada antes da pandemia. Basta usar produtos capazes de destruir a película protetora que os vírus têm. Água sanitária ou sabão já são suficientes para alcançar esse objetivo.

Caso decida usar água sanitária, basta diluir 25 mililitros do produto em 1 litro de água. Se você fizer uma concentração mais forte do produto, use luvas para não irritar a sua pele.

A zona suja também pode ser limpa da mesma forma. Você ainda pode desinfetar objetos, como chaves e bancos, usando álcool em gel.

Misturar todos esses produtos não é necessário — e pode significar desperdício, pois todos conseguem eliminar os vírus.

Agora que você entendeu a importância de higienizar corretamente a sua casa, criando os ambientes de zona suja e zona limpa, comece a definir esses espaços hoje mesmo. Dessa forma, sua casa fica ainda mais organizada e protegida nesse momento de quarentena.


Você está tendo todos cuidados necessários com o uso do álcool em gel? Saiba como clicando aqui.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM

Sancionada Lei que Libera a Ozonioterapia

Farmácia de Manipulação um negócio em crescimento no Brasil

Implantação da Auriculoterapia no Serviço Público

AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DE SOBREPESO E OBESIDADE: ESTUDO DE CASOS CLÍNICOS

(41) 3225-1844

(41) 9 8806-8722

Rua Voluntários da Pátria, 215, 2º Andar
Centro | Curitiba-PR | CEP 80020-000
Segunda-feira a sexta-feira: 08h00 às 22h00
Sábados e domingos: 08h00 às 11h30
Consulte o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
aviso Importante!

O número de telefone antigo da Faculdade Ibrate está temporariamente inativo. Por favor, entre em contato conosco pelo novo número:

41 98806-8722

Obrigado pela compreensão.

ATÉ 15% DE DESCONTO NOS CURSOS DE PÓS!

Garanta o preço de 2023 cursando em 2024 e ainda ganhe mais 15% de desconto!

Aproveite a Black November IBRATE e comece sua especialização profissional com o pé direito!

Descontos de até 15% em todos os cursos com turmas abertas.