CPA – Comissão Própria de Avaliação
A CPA – Comissão Própria de Avaliação é formada por membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Esse colegiado tem o objetivo de planejar e executar a avaliação institucional seguindo as diretrizes do Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, estabelecido a partir da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.
Criação CPA da Faculdade de Tecnologia IBRATE: PORTARIA 01/2008, de 12 de agosto de 2008
O que é a Avaliação Institucional?
A avaliação institucional foi vista apenas como um indicador de grau de satisfação de seus acadêmicos durante muito tempo. Com a implantação do Sinaes, a avaliação busca informar à sociedade o perfil da Instituição de Ensino Superior (IES) e a percepção de seus usuários em relação a ela. Para obter tais resultados, as IES são avaliadas em três momentos:
- Avaliação Institucional (auto-avaliação e avaliação externa); * É responsabilidade da CPA executar a auto-avaliação institucional.
- Avaliação dos cursos;
- Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). *A avaliação institucional externa de cursos e o Enade são executados pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão vinculado ao MEC – Ministério da Educação.
Para mais informações acesse: http://portal.inep.gov.br/sinaes
Quais são os membros da CPA na Faculdade de Tecnologia IBRATE:
- Prof. Roberto Luiz Chamiço Netto – Coordenador da CPA
- Prof. João Marcelo Marques Luz – Representante do Corpo Docente
- Prof.ª Tânia Margareth Klein – Representante do Corpo Docente
- Sr.ª Eliane Andrade Felix – Representante do Corpo Técnico-Administrativo
- Sr.ª Glaucia Santana Labanca – Representante do Corpo Discente
- Sr.ª Maria José Risetto – Representante da Sociedade Civil
Relatório de autoavaliação
Apresentamos aqui relatórios sobre a avaliação institucional do ano de 2018, para conhecimento da comunidade acadêmica.