NOTÍCIAS & NOVIDADES

Compras durante a quarentena: os 3 passos indispensáveis

Na hora de sair de casa e fazer compras, é preciso cuidado e atenção. Neste Guia, saiba tudo que você precisa fazer para manter a proteção de todos.
Screenshot_1-3
Screenshot 1 2 1024x690 1
Compras durante a quarentena: os 3 passos indispensáveis 3

Com o avanço da pandemia Covid-19, todo o cuidado é fundamental. Em todo o mundo, foram estabelecidas medidas de isolamento com o objetivo de barrar a proliferação do vírus. 

Porém, por menor que seja nosso deslocamento, ainda precisamos de produtos essenciais. Ir ao mercado ou à farmácia, por exemplo, são tarefas que precisam ser enfrentadas. 

Na hora de sair de casa, precisamos estar atentos. Além da contaminação direta, de pessoa para pessoa, também precisamos cuidar para a contaminação indireta.

Essa acontece quando uma pessoa contaminada solta gotículas com o vírus em uma superfície. Ao tocar no local e levar as mãos à boca, olhos ou nariz, pode haver contágio.

Para te ajudar a passar por esse momento delicado, preparamos um Guia Prático. Da ida ao mercado até a higienização dos produtos, veja o passo-a-passo essencial você se proteger ao máximo:

Coronavírus: como fazer compras com segurança

Passo 1 — Cuidados durante as compras

● Distanciamento social: na hora de buscar suas mercadorias, você certamente encontrará outras pessoas. Em vista disso, procure sempre manter 1,5m de distância. Se encontrar algum conhecido, evite contato físico.

● Use máscara: o ideal é que todas as pessoas utilizem máscaras em áreas de uso comum. Caso não seja possível comprar a sua, o Ministério da Saúde recomenda a produção de máscaras caseiras. 

● Atenção para as mãos: evite tocar em mesas e balcões. Além disso, nunca encoste em seu rosto dentro de um local de uso público.

● Lista de compras: na hora de anotar o que você precisa, opte pelo papel. Assim, você não precisa utilizar o celular em público e pode descartar a lista assim que completá-la.

● Limpe as mãos após o pagamento: tanto para acertos em dinheiro ou cartão, higienize as mãos assim que a compra for finalizada. A maioria dos estabelecimentos oferece álcool em gel para esse propósito.

Passo 2 — Chegando em casa

● Área suja: na entrada para sua residência, separe um espaço para deixar tudo que foi usado na rua. Esses são itens que precisam ser higienizados antes de serem guardados. 

● Lave as mãos: antes de fazer qualquer coisa dentro de casa, limpe suas mãos com água e sabão.

● Higienize: além dos produtos comprados, tudo que foi tocado antes da lavagem de mãos deve ser higienizado. Atenção especial para as maçanetas, carteira, celular e chaves.

● Prepare um espaço para os produtos: antes higienizar suas compras, prepare um lugar só para isso. Garanta que os produtos recém-chegados tenham o mínimo de contato com áreas limpas da sua casa.

Passo 3 — Higienizando corretamente as compras

● Descarte embalagens não-essenciais: tente se livrar do máximo de pacotes que você conseguir. Ao colocar o arroz e a massa em potes, por exemplo, você joga fora um plástico que poderia estar contaminado. Além de economizar na limpeza, é a opção mais segura.

● Vidros e plásticos: lave produtos empacotados nesses materiais com água e sabão. Outra opção é diluir 4 colheres grandes de água sanitária em 1L de água limpa.

● Embalagens de papel ou papelão: passe um pano limpo com álcool 70%. Você também pode usar a solução anterior em um pano umedecido.

● Frutas, legumes e verduras: prepare 1L de água com 1 colher de sopa de água sanitária. Depois, coloque os alimentos na mistura e deixe por 15 minutos. Enxague com água corrente e deixe secar.

● Jogue fora as sacolas plásticas: sabe-se que o Covid-19 permanece vivo por até 3 dias em superfícies plásticas. Como as sacolinhas são cheias de sulcos e amassados, o mais seguro é descartá-las.

● Limpe a superfície usada: depois que tudo for guardado, o último passo deve ser a limpeza do local usado para a higienização.

Não se sabe muito sobre o Coronavírus. Porém, estima-se que sua sobrevida em superfícies pode chegar de 40 minutos até 3 dias, em alguns materiais. *4Consequentemente, tomar cuidados ao sair de casa e limpar bem tudo o que for comprado é vital para a prevenção ao vírus.

Durante as incertezas da pandemia, a única certeza é de que a união faz a força. Com a atenção e cautela de todos, podemos assegurar mais proteção para nós e nossas famílias.


Você também pode aprender como lavar as mãos de forma correta e como manter o corpo e a mente saudáveis em casa.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM

Sancionada Lei que Libera a Ozonioterapia

Farmácia de Manipulação um negócio em crescimento no Brasil

Implantação da Auriculoterapia no Serviço Público

AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DE SOBREPESO E OBESIDADE: ESTUDO DE CASOS CLÍNICOS

(41) 3225-1844

(41) 9 8806-8722

Rua Voluntários da Pátria, 215, 2º Andar
Centro | Curitiba-PR | CEP 80020-000
Segunda-feira a sexta-feira: 08h00 às 22h00
Sábados e domingos: 08h00 às 11h30
Consulte o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
aviso Importante!

O número de telefone antigo da Faculdade Ibrate está temporariamente inativo. Por favor, entre em contato conosco pelo novo número:

41 98806-8722

Obrigado pela compreensão.

ATÉ 15% DE DESCONTO NOS CURSOS DE PÓS!

Garanta o preço de 2023 cursando em 2024 e ainda ganhe mais 15% de desconto!

Aproveite a Black November IBRATE e comece sua especialização profissional com o pé direito!

Descontos de até 15% em todos os cursos com turmas abertas.