É considerado idoso o indivíduo com 60 anos. Há muito tempo, os idosos não esperavam muita coisa. Jogar dominó, ler jornal e assistir televisão eram as diversões dos homens. Crochê, tricô e bordado sentada na cadeira de balanço eram os passatempos femininos. O casal se divertia cuidando dos netos.
Era como se a terceira idade fosse um fim. Após criar os filhos e trabalhar não havia mais nada a fazer. Como as pessoas começavam a trabalhar, casavam e tinham filhos cedo e a expectativa de vida era baixa, a aposentadoria vinha muito cedo se comparado a hoje. Aos 45, 50 anos, mulheres e homens já eram considerados improdutivos em todos os sentidos.
Porém, o saneamento básico, a descoberta de vacinas e remédios prolongaram a vida. Atualmente, estima-se que a expectativa no Brasil das mulheres seja de 78 anos. Os homens vivem em média 71 anos. Entretanto, tais avanços não significam vida mais saudável. O prolongamento da vida veio com uma série de problemas. O aumento da expectativa de vida fez as pessoas trabalharem mais.
Atualmente, trabalha-se cada vez mais. As conquistas alcançadas pelas jornadas de trabalho extenuantes perdem o valor. Até mesmo o mínimo custa muito caro.
Mesmo nas grandes cidades é possível chegar à terceira idade com saúde física e mental. Atitudes positivas durante a juventude proporcionam uma velhice saudável. Atividade física, beber muita água, alimentação saudável, exercitar o cérebro, dormir bem, cultivar amizades e pensamento positivo faz da terceira idade a melhor idade. Vejam como tais atos contribuem para o envelhecimento saudável.
Evita hipertensão, diabetes, colesterol alto, doenças cardíacas e osteoporose. Traz muita disposição e é uma ótima maneira para fazer novas amizades. Atenção, consulte um médico e um educador físico antes de iniciar qualquer exercício. Mas, para começar, ande pelo quarteirão, se morar em prédio com quadra, ande pela dependência.
Olha ela aí. Não dá para falar em vida saudável sem ela. Ingira dois litros por dia. O líquido facilita a digestão, evita infecções e absorve os nutrientes da alimentação. A água mantém pele e cabelos sempre bonitos.
Ele também precisa ser estimulado. Estudar, assistir filmes, fazer palavras cruzadas, exercícios de memória são ótimos exercícios, essas atividades funcionam como uma “fisioterapia mental” e deixam a memória e capacidade de raciocínio tinindo.
Mal humor e falta de concentração não são os únicos problemas de dormir mal. Lapsos de memória, aumento de peso, diabetes tipo 2, hipertensão, ansiedade e depressão podem surgir. Para ter uma boa noite de sono, ingira cafeína no máximo até seis horas antes de dormir. Não tenha televisão, computador e celular no quarto. A luz inibe a produção de melatonina. O hormônio ajusta nosso relógio biológico. Durma de 7 a 8 horas por noite seguindo essas dicas, seu corpo vai agradecer com muita disposição.
A perda do cônjuge, a independência dos filhos trazem depressão. Por isso, a importância das amizades. Pesquisa realizada prova que pessoas que têm amigos vivem 50% mais. O estudo ainda aponta que a solidão traz mais prejuízos que a obesidade. Não recuse convites para cinema, almoços, jantares, bailes ou qualquer outra atividade social. Conversar, sorrir faz um bem danado ao corpo e mente.
Sentimentos negativos aumentam o nível de cortisol, hormônio responsável pelo estresse. Isso eleva o nível de açúcar no sangue, a pressão arterial e afeta o sistema imunológico. Veja você e o mundo com bons olhos. Você e o mundo são o que você diz. Quando não estiver bem, dê uma volta, converse com um amigo. Pratique meditação ou yoga, técnicas voltadas ao descobrimento e conexão com o eu interior.
A partir dos 45 anos, faça esta bateria de exames anualmente. A prevenção é sempre o melhor remédio. O tratamento de uma doença descoberta no início é mais eficaz e menos doloroso. Vejam o que avalia o check up:
A terceira idade tem tudo para ser a melhor idade
Você já trabalhou, criou os filhos e não deve nada a ninguém. Muita gente nesta fase diz renascer. Curtem a vida ao máximo, dança, viajam, voltam aos bancos escolares, namoram. Não dizem que o amor não tem idade? Quem disse isso está certíssimo.
A terceira idade está de cara nova. Cara de estudante, de trabalhador, de amante, de gente feliz.
Quer aprofundar seus conhecimentos?
Confira nosso curso de Gerontologia.Artigo editado.
Publicado originalmente aqui.
Informamos que estaremos em férias coletivas de 18 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025.
Para questões relacionadas ao setor financeiro durante esse período, nossa colaboradora Edna estará disponível para atendimento pelo número
(41) 9 9664-0279
Agradecemos a compreensão e desejamos boas festas a todos!