“Já para a sala do diretor!” “Menos meio ponto na atividade!” “Vai ficar sem recreio!” Frases como essas são comuns de serem ouvidas em salas de aula, proferidas por professores que tentam punir os alunos arteiros para manter a turma sob controle. Baltimore, nos EUA. Por lá, todos os possíveis castigos por mau comportamento foram trocados por uma única atitude: meditação.
É que toda vez que um aluno apresenta problemas de disciplina, ele é imediatamente encaminhado para a Mindful Moment Room (algo como “Sala do Momento de Meditação”, em português), uma sala com luzes baixas, almofadas e objetos coloridos e relaxantes, em que os estudantes são convidados a desacelerar e fazer uma reflexão interior. Tudo por meio da meditação e sob a coordenação de um especialista: no caso, Kirk Philips, coordenador da Holistic Life Foundation, movimento que é parceiro da iniciativa.
Por enquanto, o projeto é só sucesso! Segundo a diretoria da escola, os alunos estão mais tranquilos e concentrados, as notas subiram, os casos de mau comportamento diminuíram e todos estão se relacionando melhor.
Publicado originalmente aqui