CURSOS

Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher: ênfase em uroginecologia e coloproctologia

Pós-Graduação
Modalidade: Presencial
Realização: IBRATE

“As mulheres destacam-se como um grupo de grande demanda nos serviços de saúde, exigindo do profissional uma qualificação diferenciada, enfatizando a prevenção, a promoção da saúde, intervenção e tratamento precoce”.

Especialidade fisioterapêutica reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, por meio da Resolução 401/2011, que estabelece as atribuições, habilidades e competências para prática profissional da especialidade.

A Fisioterapia na Saúde da Mulher como é uma especialidade reconhecida pelo COFITTO conforme Resolução 372/2009, desde então, encontra-se em ascensão com grande atuação nas áreas da uroginecologia, oncologia, obstetrícia e sexualidade feminina. Porém algumas disfunções comuns em mulheres também tem afetado crianças e homens, em consequências de alguns procedimentos corretivos, como o câncer de próstata que têm como consequência a incontinência urinária e as disfunções sexuais. É com essa abordagem que a ênfase desta pós-graduação será em uroginecologia funcional.

A atuação fisioterapêutica nestas áreas tem como objetivo prevenir disfunções, reabilitar a integridade de órgãos e sistemas, aperfeiçoar e melhorar a qualidade de vida, com grande campo de atuação em clínicas, hospitais-maternidades, academias, programas de saúde da família e cursos de fisioterapia. Estes nichos de mercado caminham juntamente com a evolução técnico-científica da profissão.

Fornecer conceitos e conhecimentos aprofundados sobre Fisioterapia na Saúde da mulher e do homem, preparando-os para o mercado de trabalho, qualificando-os para as atividades de ensino, pesquisa e atuação profissional.

  • Introduzir ao estudo da Fisioterapia na Saúde da mulher e do homem: conceitos éticos e filosóficos sobre saúde e qualidade de vida;
  • Refletir sobre o verdadeiro propósito desta área de atuação em fisioterapia baseada em evidências, métodos de investigação e comprovação científica;
  • Aprofundar o conhecimento sobre a anatomia e fisiologia do trata urinário inferior feminino e masculino, coloproctologia, oncologia e obstetrícia;
  • Conhecer os métodos e técnicas fisioterapêuticas, conceitos, princípios e sua aplicação prática;
  • Oferecer condições para que o desenvolvimento do processo fisioterapêutico em todas as suas etapas: consulta, diagnóstico fisioterapêutico, prognóstico, prescrição, intervenção fisioterapêutica, evolução e alta;
  • A elaboração de laudos e pareceres, com descrição minuciosa dos diferentes níveis de complexidade das disfunções do sistema tegumentar quanto a assistência prestada.
  • Estimular atividades de pesquisa científica junto aos discentes do curso de fisioterapia, integrando ensino e pesquisa com as demandas sociais, buscando o comprometimento da comunidade acadêmica com interesses e necessidades da sociedade.
  • UROGINECOLOGIA E COLOPROCTOLOGIA

    1 – Anatomia e biomecânica feminina e masculina
    2 – Disfunções e intervenções clínicas e cirúrgicas da pelve feminina e masculina
    3 – Fisioterapia nas disfunções pélvicas femininas e na sexualidade
    4 – Fisioterapia nas disfunções pélvicas masculinas e na sexualidade
    5 – Atuação da fisioterapia nas alterações hormonais e metabólicas femininas e masculinas da menarca ao climatério e estética íntima.
    6 – Fisioterapia nas disfunções uroginecológicas e coloproctológicas em pacientes neurológicos
    7 – Eletroterapia
    8 – Fisioterapia nas disfunções uroginecológicas e coloproctológicas na infância
    9 – Fisioterapia nas disfunções coloproctológicas

    ONCOLOGIA

    10 – Neoplasia mamária: aspectos clínicos, cirúrgicos e abordagem fisioterapêutica
    11 – Neoplasia pélvica feminina: aspectos clínicos, cirúrgicos e abordagem fisioterapêutica
    12 – Neoplasia pélvica masculina: aspectos clínicos, cirúrgicos e abordagem fisioterapêutica

    OBSTETRÍCIA

    13 – Modificações fisiológicas na gestação habitual e de alto risco
    14 – Abordagem fisioterapêutica no período gestacional habitual
    15 – Fisioterapia no trabalho de parto
    16 – Fisioterapia no puerpério
    17 – Fisioterapia na gestação de alto risco

    TÓPICOS GERONTOLÓGICOS

    18 – Abordagem fisioterapêutica no climatério e em pacientes geriátricos

A Pós-graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher com ênfase em Uroginecologia e coloproctologia tem uma proposição curricular que privilegia várias áreas de atuação; como as disfunções do assoalho pélvico voltadas principalmente para a mulher em todas as fases da vida, mas permitindo também o acesso ao aprendizado das disfunções voltadas ao sexo masculino e as crianças, com recursos eletrotermofototerápicos e a cinesioterapia.

As disciplinas do curso buscam fundamentar as ações do profissional fisioterapeuta de forma interdisciplinar em torno dessas áreas de atuação e recursos terapêuticos.

Esse processo é facilitado pelas atividades práticas realizadas nos módulos, assim como a participação ativa com atendimentos ambulatoriais entre alunos.

COORDENAÇÃO
user+placeholder
Carla Adriane Pires Ragasson
PERGUNTAS FREQUENTES

Formas de pagamento: pix, cartão de crédito, cartão de débito, transferência bancária, dinheiro.

Primeiro você preenche seus dados básicos aqui no site fazendo a pré-inscrição. Depois anexa cópias digitais de seu RG, CPF, Comprovante de Residência e de Escolaridade. Para os cursos de Graduação será necessário seu histórico escolar. Para cursos de Pós-Graduação será necessário que complemente no decorrer do curso seu diploma de Graduação e histórico escolar.
Para a graduação: RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento e Histórico Escolar do Ensino Médio (obrigatório).

Os cursos EAD da Faculdade IBRATE são disponibilizados através da plataforma HERO SPARK. Possuem cronogramas de estudos pré-definidos. Quando 90% dos conteúdos forem estudados, fica liberado automaticamente o certificado digital ao aluno. As aulas podem ser acessadas no computador e também pelo aplicativo HERO SPARK.

Sim. O interessado em transferir seus estudos, deverá entrar em contato com a sede principal em Curitiba (41) 32251844 ou pelo email [email protected] solicitando um estudo prévio de transferência. O coordenador do curso em questão vai avaliar seu histórico escolar, fazer uma proposta de continuidade e de valores financeiros e te retornar por e-mail . Será um prazer tê-lo conosco!

Conforme Portaria do MEC, não é mais obrigatório, no entanto, alguns Conselhos de Classe ainda estão exigindo, porém são a minoria. Consulte o comercial/secretaria acadêmica no momento de sua inscrição.

Variam entre 360 horas e 1200 horas.

Sim, o IBRATE é Faculdade de Tecnologia IBRATE, desde 2012. É uma Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada pelo MEC – Ministério da Educação sob a Portaria MEC n°682/2012 e recredenciada pela Portaria MEC n° 223/2021.

Turmas abertas
22/06/2024
Confirmada
Cascavel
2º Módulo
28/09/2024
Prevista
Curitiba

Quer saber quando abrirem novas turmas?

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
QUERO SER AVISADO
Tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o curso? 
COMPARTILHE
VEJA TAMBÉM
Aperfeiçoamento & Capacitação
Aperfeiçoamento & Capacitação
Aperfeiçoamento & Capacitação
Aperfeiçoamento & Capacitação

(41) 3225-1844

(41) 9 8806-8722

Rua Voluntários da Pátria, 215, 2º Andar
Centro | Curitiba-PR | CEP 80020-000
Segunda-feira a sexta-feira: 08h00 às 22h00
Sábados e domingos: 08h00 às 11h30
Consulte o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
aviso Importante!

O número de telefone antigo da Faculdade Ibrate está temporariamente inativo. Por favor, entre em contato conosco pelo novo número:

41 98806-8722

Obrigado pela compreensão.

ATÉ 15% DE DESCONTO NOS CURSOS DE PÓS!

Garanta o preço de 2023 cursando em 2024 e ainda ganhe mais 15% de desconto!

Aproveite a Black November IBRATE e comece sua especialização profissional com o pé direito!

Descontos de até 15% em todos os cursos com turmas abertas.